Geral

Campo Grande tem ponto de coleta de óleo de cozinha usado

21 SET 2017 • POR Da redação com assessoria • 16h28

Para a destinação correta do óleo de cozinha na Capital, foi lançada nesta quinta-feira (21), uma campanha de coleta e reciclagem do produto em supermercados da cidade. A iniciativa é da Águas Guariroba, supermercados Comper e empresa de reciclagem Katuoil.

Serão disponibilizados pontos permanentes de coleta para facilitar o acesso da população à destinação adequada do óleo de cozinha usado em Campo Grande. Para marcar a data, foram distribuídas mudas e sementes de ipês para quem levar óleo de cozinha para reciclagem no Comper Jardim dos Estados.

Os pontos permanentes de coleta de óleo estão distribuídos em seis supermercados nas diversas regiões da Capital: Comper Jardim dos Estados, Hipercenter Comper Brilhante, Comper Zahran, Comper Ypê Center, Hiper Comper Spipe Calarge e Comper Tamandaré.

O óleo para reciclagem deverá ser armazenado em uma garrafa de plástico e depositado no ecoponto nos pátios das lojas. A reciclagem é realizada pela empresa Katuoil, que possui certificação ambiental para fazer o beneficiamento.

A destinação adequada para o óleo de cozinha utilizado nas frituras ainda é um desafio em Campo Grande – tanto nas casas quanto em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lanchonetes. Lançado diretamente nos ralos da pia, o óleo vai parar na rede de esgoto. Com o tempo, a gordura entope a parede dos canos provocando indesejáveis vazamentos, mau cheiro e até retorno do esgoto para a residência. Jogar direto na terra também não é uma boa opção, pois contamina e impermeabiliza o solo. Cada litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água.

De Olho no Óleo

Além de oferecer alternativas para reciclagem, descartar corretamente o óleo de cozinha depende da mudança de hábitos de cada cidadão. Para isso, a Águas Guariroba investe em ações de conscientização sobre o tema. Há mais de cinco anos a empresa leva às escolas a campanha “De Olho no Óleo”, uma gincana educativa que já arrecadou mais de 24, 6 mil litros de óleo usado para reciclagem. A empresa também oferece oficinas de fabricação de sabão caseiro para a comunidade.