Geral

Uems conquista elevação da nota da Capes para o Mestrado Profeduc

24 SET 2017 • POR Da redação com Assessoria • 12h18

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a Avaliação Quadrienal de 2017 com as notas dos cursos de Pós-Graduação de todo Brasil. O programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Campo Grande elevou seu conceito de 3 para 4.

O novo conceito foi comemorado pelo grupo de docentes, discentes e técnicos da Uems. “Essa nota reflete o trabalho árduo do corpo docente e técnico e o empenho dos discentes que se esforçam para produzir suas pesquisas”, afirmou a coordenadora do programa, professora doutora Celi Corrêa Neres.

Pelos critérios de avaliação da Capes, as notas sobem gradativamente conforme a avaliação contínua baseada em informações cadastradas por meio da Plataforma Sucupira. Segundo a professora e coordenadora do Profeduc, Celi Corrêa Neres, o grande diferencial desse programa é o fato dele ser voltado para profissionais da educação básica, único oferecido em todo o Centro-Oeste. “Tradicionalmente os programas de mestrado atendem a formação acadêmica, formando pesquisadores. O Profeduc  pretende impactar diretamente na educação básica, com a formação dos professores de educação básica”, explica.

Apoio da Uems

O programa de Mestrado Profissional em Educação – Profeduc não possui financiamento federal por parte da Capes. Todo o investimento no programa é feito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Segundo Celi Neres o Profeduc não pode participar de editais das agências de fomento e nem de bolsas da Capes. “A Uems não só permitiu a abertura desse mestrado, como tem apoiado financeiramente sozinha. Neste último ano, por meio de editais da Fundect [Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS] que repassou verba aos cursos de pós-graduação, conseguimos apoio. Essa é uma ação inédita em âmbito nacional: uma universidade apoiar sozinha um programa de mestrado”, conta.

Curso de Doutorado

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uems, professora doutora Luciana Ferreira da Silva, parabenizou o trabalho da comunidade acadêmica enaltecendo o esforço e comprometimento dos professores, alunos e técnicos. A pró-reitora ainda acrescentou que a Uems vai continuar apoiando o Profeduc. “Depois de nove anos do estabelecimento do primeiro programa de scrito sensu, a Uems começa a se consolidar e vislumbrar a abertura de novos doutorados. A PROPP vai apoiar os programas que estão nesse caminho”, afirmou Luciana Ferreira.

O conceito 4 para o Profeduc permite a verticalização com a abertura de um programa de Doutorado em Educação. “Nossa proposta é abrir um Doutorado, estamos aguardando uma resposta da Capes. Pretendemos continuar com esse perfil, ampliar e qualificar cada vez mais os professores da Educação Básica. Acreditamos que a academia tem uma dívida com os professores que atuam na Educação Básica. Em outros países, professores da educação básica são estimulados a fazer formação stricto sensu. Em muitos países não há distinção entre o professor que dá aula no Ensino Superior e o professor da Educação Básica, em termos de salário e carreira. Temos que perseguir esse objetivo”, afirma Celi Neres.

Processo Seletivo aberto

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para aluno regular do Mestrado Profissional em Educação (Profeduc), da Uems de Campo Grande. São ofertadas 25 vagas, sendo 40% delas destinadas aos professores da Educação Básica da Rede de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. A área de concentração é “formação de educadores” e poderão participar do processo seletivo candidatos portadores de diploma de cursos de Licenciatura, de qualquer área de conhecimento.