Política

Assembleia homenageia Roberto Haddad

4 DEZ 2011 • POR Roberto Medeiros • 05h32
Jerson Domingos e Roberto Haddad

"Haddad representa o saber, o talento, a dedicação e o patriotismo. Ele tem demonstrado, por meio dos anos de sua vida pública, que veio para impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e constituiu-se como exemplo de professor, juiz, e membro de associações nacionais e internacionais de direito", disse o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos. Ele homenageou na quinta-feira (01/12) passada o presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal da Terceira Região), desembargador federal Roberto Haddad, com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Emocionado, Roberto Haddad agradeceu ao deputado Jerson Domingos pela homenagem. "Recebo essa honraria graças ao reconhecimento do trabalho feito pelo Tribunal que acaba contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico de Mato Grosso do Sul", disse. O desembargador destacou o orgulho em receber o título. "Essa certidão ficará na minha estante em frente ao lugar onde sento para eu lembrar sempre a principal motivação do meu trabalho", concluiu.

O paulista, Roberto Luiz Ribeiro Haddad está, desde o início de 2010, à frente do TRF3, considerado o maior Tribunal da Justiça Federal, por abranger as áreas de jurisdição dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Graduou-se em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em 1972. Ingressou na magistratura em 23 de fevereiro de 1988 e tomou posse como desembargador federal em 4 de agosto de 1995, por merecimento. No magistério, foi professor auxiliar de Processo Civil e de Processo Penal; professor substituto e depois titular de Direito Civil; professor titular de Teoria Geral de Direito Civil e professor titular de Legislação Tributária. É membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (1981) e da International Fiscal Association (EUA).

Na cerimônia Jerson Domingos destacou as contribuições do homenageado para o avanço da Justiça Federal no Estado como as inaugurações da 3ª Subseção Judiciária Federal em Três Lagoas e da 1ª Vara-Gabinete do JEF (Juizado Especial Federal), em Dourados. "Nosso jovem Estado agradece as obras que mostram a convicção de Haddad no contínuo progresso econômico e social", completou.

O presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), Leonardo Avelino Duarte, esteve presente na solenidade e também registrou sua admiração pelo homenageado. "É um homem que olha com carinho para essa terra e que vai dignificar o título que recebe hoje. É uma personalidade que tem demonstrado ser mais um poder da justiça federal do Estado e que vai continuar nos abençoando com essa força enorme que é a força do trabalho", enfatizou.

A solenidade contou ainda com a participação do presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de MS), desembargador Luiz Carlos Santini, que não dispensou elogios e agradecimentos ao presidente do TRF3. "Sinto-me extremamente feliz em saudá-lo nessa oportunidade e agradecer ao senhor Haddad por agora ser sul-mato-grossense", afirmou. "Esse sul-mato-grossense de coração e de alma abriu os caminhos para que as escolas judiciárias dos Tribunais Estadual e Federal unissem esforços na busca do bem comum. Esse trabalho só nasce de pessoas que estão interessadas no bem de todos", assegurou.

Na opinião do diretor do Foro da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, Pedro Pereira dos Santos, a homenagem ao desembargador foi mais do que justa e merecida. "Ele não tem medido esforços para fazer da Justiça desse Estado destaque em âmbito nacional", falou.

Familiares, amigos do homenageado e autoridades como o juiz federal Odilon de Oliveira acompanharam a solenidade que contou ainda com a presença do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PR), e dos deputados Marcio Monteiro (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB).