Economia

Feira de tecnologia terá novas cultivares de soja resistentes a pragas

12 DEZ 2011 • POR Hélder Rafael • 15h38
Produtores rurais e políticos durante o lançamento

A Fundação MS lançou nesta segunda-feira (12) a 16ª edição da Showtec, feira de difusão de tecnologia para a produção agrícola. O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2012 em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, e terá como tema a produção de alimentos com consciência ambiental.

A expectativa dos organizadores é de receber 15 mil visitantes nos três dias do evento. A feira será instalada em uma área de 150 mil metros quadrados e terá estandes de 115 empresas do setor de agronegócios. Para o diretor-executivo da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o desafio do setor produtivo é expandir a oferta de alimentos sem avançar sobre áreas de florestas.

"Temos em Mato Grosso do Sul 9 milhões de hectares em áreas degradadas, e no Centro-Oeste são 50 milhões. Precisamos trabalhar para recuperar essas áreas e ampliar a produção de alimentos", disse Broch.

Por meio da Showtec, os produtores rurais terão acesso a mais de 500 tecnologias agropecuárias, além de lançamento de cultivares de soja e híbridos de milho. Entre as novidades, uma espécie de soja mais resistente a pragas e doenças. A programação do evento terá ainda 20 palestras com pesquisadores de diversas áreas voltadas à agricultura.

A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, afirmou que os governos precisam superar o desafio de crescer em produtividade sem expandir para novas áreas. "A Organização das Nações Unidas estipulou uma meta para o Brasil elevar em 40% a produção de alimentos nos próximos 30 anos. Ações como a Showtec são importantes porque a pesquisa acadêmica é aplicada na prática e repassada aos produtores", disse.