Cultura

Nelsinho Trad, Antonieta e governador abrem oficialmente a programação da Cidade do Natal

15 DEZ 2011 • POR Divulgação • 08h27
A dupla Patati Patata

Com direito a show pirotécnico e apresentação da dupla de palhaços Patati Patatá, o prefeito Nelsinho Trad, acompanhado da primeira dama Antonieta Amorim Trad e do governador André Puccinelli, abriram oficialmente, na noite desta quarta-feira (14), a programação da Cidade do Natal. O evento segue na quarta edição e deve atrair 600 mil pessoas durante todos os dias de programação.

A estimativa de público para a abertura oficial foi de cerca de 50 mil pessoas, a maioria atraída pelo show da dupla Patati Patatá e pela inauguração da iluminação especial de Natal. A árvore, a propósito, foi um dos destaques da noite: com 50m de altura por 20m de diâmetro e consumindo aproximadamente cinco milhões de lâmpadas de led, a iluminação da árvore teve o frisson de uma contagem regressiva e de um belíssimo show pirotécnico. "Foi tudo muito lindo, nunca tinha visto fogos de artifício tão bonitos. A árvore também está fantástica, a mais alta que já vi", conta Vera Benites, que compareceu ao evento com as netas Marina e Tamires, de 7 e 5 anos.

O prefeito Nelsinho Trad, que chegou aos Altos da Avenida Afonso Pena em companhia do governador André Puccinelli, disse estar impressionado com o trabalho encabeçado pela primeira dama, Antonieta Trad. "A equipe está de parabéns; É muita satisfação poder estar diante das pessoas e conferir a satisfação delas com os encantos da Cidade do Natal. Com certeza este espaço trará alegria às famílias de todas as regiões da cidade. As atrações foram muito bem escolhidas para proporcionar um momento especial e único nesta noite. Campo Grande merece isto", diz.

Uma das idealizadoras da Cidade do natal, a primeira dama Antonieta Amorim Trad também revela satisfação com o evento de abertura. "Saiu tudo como o planejado. Esta festa foi feita com muito esforço e dedicação por meio de uma parceira entre a Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado e nossos patrocinadores, tudo para podermos expressar o quanto nós respeitamos os campo-grandenses. Queremos nesta data proporcionar a todos os moradores e visitantes da cidade um momento especial de lazer em que a lembrança do nascimento de Jesus reviva em cada um os ensinamentos que ele nos deixou", diz.

Patati Patatá - Sucesso entre o público infantil, a dupla de palhaços era bastante aguardada pela multidão, que se mostrava ansiosa. Ana Patrícia Tabosa, de 8 anos, teve que convencer a mãe, Luciana, a levá-la ao show e diz estar muito feliz pela oportunidade de ver os ídolos. "Gosto muito deles, acho engraçado e tudo mais. Não vejo a hora do show começar", revela, antes da chegada das atrações. Já o empresário Roberto Cruz, que levou os filhos Yan e Yago, de 9 e 11 anos, quis conhecer melhor os artistas. "Todo mundo falava deles e que eram ótimos para as crianças. Daí, viemos aqui conferir", revela.

O evento, que acontecerá por todo dezembro e início de janeiro, é uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado, cuja programação é divulgada semanalmente no site www.capital.ms.gov.br. O espaço conta, ainda, com mini-fuscas, trenzinho, rinque de patinação, dentre outras atrações, todas oferecidas gratuitamente aos visitantes.

Cidade do Natal – A primeira dama lembrou que um dos objetivos principais do projeto, que completa o quarto ano, não é somente realizar um belo trabalho, mas trabalhar a questão da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, educação ambiental, geração de renda e trabalho em equipe. "O pilar de metal da árvore está sendo reutilizado desde 2009, os materiais do castelo, o material do presépio foi todo reaproveitado do antigo coreto e vários outros objetos empregados na Cidade estão sendo aproveitados do ano passado. Isso mescla responsabilidade social e preservação do meio ambiente", detalhou Antonieta Trad.

Para dar segurança aos visitantes, a Agetran instalou na Avenida Afonso Pena, em frente à Cidade do Natal, uma sinalização especial de trânsito, que também será utilizada para o desenvolvimento de ações educativas de trânsito. "Quando a cidade estiver em pleno funcionamento, teremos monitores que irão orientar os visitantes sobre as ações educativas e como devem se locomover dentro da Cidade do Natal, a fim de evitar acidentes", informou a primeira dama. Na avaliação dela, uma vitória da coordenação foi ter conquistado o respeito de toda a população. "Ficamos muito felizes por não identificar atos de vandalismo. Os estragos identificados são provocados por desgaste natural ou em decorrência de chuvas. Isso é um ótimo sinal, de que a comunidade percebe que todo este cenário é feito para o seu desfrute e de sua família".

A primeira-dama explicou, ainda, que o projeto foi criado com o objetivo de que Campo Grande fomentasse a atração turística de eventos, a vocação natalina da Capital do Estado. "Este evento foi crescendo e criando uma personalidade própria. E o que é melhor: sem deixar de lado o foco social, já que a única comercialização que temos aqui é alimentação e bebida, e a produção feita por alunos do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG), FAC e dos empreendedores das Incubadoras da Capital".