Geral

Obra próxima ao Shopping Campo Grande está pronta para ser entregue

28 DEZ 2011 • POR João Garrigó • 15h05
Rua vai facilitar acesso e desafogar trânsito na região

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), visita a segunda parte da obra de contenção de enchentes e acesso próximo ao Shopping Campo Grande. Após a visita Trad decidirá se a obra será entregue nesta quinta ou na sexta-feira (29).

A obra já está em fase final de execução, com instalação de meio-fio, abertura de boca de lobo, sinalização, arborização e arremates. A previsão é de que a obra seja entregue para liberar o acesso e a parte de paisagismo seja concluída aos poucos.

O projeto vai garantir a ligação viária da rua Via Parque a Paulo Coelho Machado, por meio de uma nova rua, chamada de Mauro Rogério de Barros Vanderlei. A nova via vai facilitar o acesso a rua Rubens Gil de Camilo, cortando a avenida Afonso Pena.

A obra também inclui uma alça de acesso da Mauro Rogério a Paulo Coelho Machado, no sentido Afonso Pena-Mato Grosso, ligação da Via Parque a Ivan Fernandes Ferreira, que margeia o Parque das Nações Indígenas. A nova via vai garantir o acesso a rua Coronel Cacildo Arantes, passando pela Afonso Pena, evitando os retornos que acabam dando um nó no trânsito.

Contenção de Enchentes - A obra próxima ao Shopping também contém instalação de gabião para amenizar a força da água e a construção de um poço de contenção de 15.000 m³ de água. O poço de contenção é o quinto aberto para evitar enchentes. Os outros estão instalados próximo ao Parque do Sóter e no Parque das Nações Indígenas.

A Prefeitura também instalou outras cinco barragens e deve instalar a sexta para tentar evitar os problemas com a enchente. Somadas todas as intervenções, a barreira montada para atenuar a força da água deixa o local preparado para receber uma chuva de uma hora e com até 80 milímetros. A capacidade foi baseada nos índices de chuvas do estado e só deve ser rompida caso ocorra uma chuva que nunca caiu em Campo Grande.

O projeto também inclui a preservação de uma das nascentes do córrego Prosa. O local possui diversos peixes e foi preservado. A Prefeitura deve fazer um projeto de paisagismo, garantindo a plantação de buriti, ipê, guariroba, bocaiúva, jenipapo, pitanga e acerola, tudo para alimentar os peixes e pequenos animais que habitam a região.

A obra tem custo aproximado de R$ 8 milhões e possui 200 metros de canalização, com galerias de concreto de 3,5 metros/ 7 metros, muro de arrimo próximo ao Shopping, paisagismo e pavimentação.