Brasil

Grupo indígena de MS junta o português e o guarani para fazer rap

7 JAN 2012 • POR • 12h36
Grupo de rap foi formado em aldeia de Dourados

"Pesquisamos palavras em duas línguas para rimar”, explica Bruno Veron, quando fala sobre o processo de criação das músicas do grupo de rap indígena Brô MC's, de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, que misturam o guarani e o português. Segundo ele, mesmo alfabetizados na língua nativa, as aulas regulares de guarani na escola também ajudam na hora de rimar com o português.

A inspiração, segundo o grupo, vem do dia a dia da aldeia Jaguapiru Bororó. “São experiências que vivemos e vimos acontecer também”, afirma Veron. Sobre o preconceito contra indígenas, Bruno explica que todos do conjunto já sofreram, mas depois que começaram a cantar diminuiu.

Segundo o produtor do Brô MC's, Higor Lobo, o grupo já tem compromissos marcados para o ano de 2012. “Existem apresentações praticamente confirmadas até o meio do ano”, disse. Para Veron se apresentar fora de Mato Grosso do Sul é uma grande oportunidade. “Estamos muito animados. É uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e o que é a realidade da reserva”.

Formado por Clemerson Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto, além de Bruno Veron, o grupo, criado em 2009, deve lançar seu segundo álbum no próximo mês, inclusive com participação de outros rappers.