Geral

Governador anuncia concursos da segurança pública

Serão 400 vagas para PM e 250 para Bombeiros

8 DEZ 2017 • POR Da redação com Assesoria • 11h52
Reprodução/ Portal do Governo

O Governador Reinaldo Azambuja anunciou nesta sexta-feira (8), que o próximo concurso da segurança pública em Mato Grosso do Sul vai ofertar 400 vagas para ingresso na Polícia Militar e 250 para o Corpo de Bombeiros. “Vamos publicar o edital nos próximos dias para ano que vem (2018) darmos início ao processo”, afirmou Reinaldo Azambuja no lançamento da Operação Boas Festas.

“Os números positivos da segurança pública em Mato Grosso do Sul, a queda dos índices de criminalidade, nos estimulam a fazermos mais investimentos. É por isso que autorizei mais um concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, para aumentarmos nosso efetivo e melhorarmos ainda mais nosso trabalho”, discursou o governador.

Segundo ele, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) desenvolve uma normatização para que novos certames para a carreira militar sejam abertos todos os anos. “Vamos ter um regramento para que durante 10 anos ininterruptos a gente possa autorizar, a cada ano, um novo concurso para fortalecer e ter mais militares na ativa”, pontuou. A justificativa,  para o governador, é equilibrar o efetivo ativo e da reserva.

Fortalecimento

O fortalecimento das instituições de segurança pública tem sido uma tônica da gestão Reinaldo Azambuja. Em 2016 o Estado realizou concurso público da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) com 438 vagas. Este ano está em andamento o certame da Polícia Civil que vai efetivar 210 novos policiais, entre delegados, investigadores e escrivães.

Desde que assumiu a gestão de Mato Grosso do Sul, em 2015, o governado ainda integrou às forças policiais do Estado 1.592 novos servidores; ofertou 4.620 vagas em cursos de formação e aperfeiçoamento; e promoveu quase sete mil homens e mulheres das instituições de segurança pública.