Cultura

Site dá dicas de como usar terno e camisa mesmo nos dias mais quentes

10 FEV 2012 • POR Reprodução • 08h00
É possível usa terno e gravata de forma confortável e mais fresquinha

Não é novidade nenhuma que o calor de Campo Grande (e de todo o Mato Grosso do Sul) bate recordes nos termômetros nacionais, até mesmo fora do verão. Para quem precisa trabalhar de terno e gravata, as altas temperaturas são como um castigo desestimulante, mesmo com ar condicionado em ambientes internos. E não tem jeito, mesmo quem pode ir ao trabalho de forma mais casual, vez ou outra vai precisar usar um terno e enfrentar o calorão.

Recentemente, o site de Moda do portal iG publicou uma matéria que pode ajudar e aliviar os homens campo-grandendes na hora de vestir o terno e sair nos dias quentes, com dicas e truques imperdíveis.

De acordo com a reportagem, o tecido e a cor fazem toda a diferença na hora de se vestir formalmente no verão. Como segredo de elegância e conforto, a matéria aponta peças feitas de fibras naturais, como lã fria, linho e algodão, de gramaturas menores, ou seja, mais finos e leves.

Com palavras do consultor de estilo e proprietário da Alfaiataria Persona (São Paulo), Luiz Aziz Neto, é melhor investir nos tecidos naturais com gramatura menor, para que a evaporação para o meio externo seja mais fácil. Esses tecidos retêm menos vapor e transpiração. Já o famoso estilista de moda masculina, Ricardo Almeida recomenda os ternos de lã fria super 130.

São indicadas camisas de algodão ou linho, pois permitem que a pele transpire melhor.

Cores
A reportagem sugere cores mais claras que absorvem menos calor, como cinza claro ou bege. Vale ainda arriscar um azul escuro.

Nem pensar
Fuja dos tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração, o que aumenta a sensação de calor. Peças feitas de poliéster abafam e esquentam mais.