Geral

Onça que ficou 24h em pé de jaca volta para natureza

O animal foi resgatado na manhã de ontem depois de ficar 24 horas em cima de um pé de jaca.

1 FEV 2018 • POR Da redação • 12h21
Reprodução

A onça-parda que ficou um dia em uma árvore no bairro Vila Rosa em Dourados, cidade a 225 km de Campo Grande, foi solta na natureza no final da tarde desta quarta-feira (31). 

O animal foi resgatado na manhã de ontem depois de ficar 24 horas em cima de um pé de jaca. Após ser resgatada, a onça-parda foi levada para o Hospital Veterinário da Unigran, passou por exames clínicos e teve um pequeno ferimento na perna suturado. 

De acordo com médicos veterinários do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a onça-parda era um macho com idade entre 3 a 4 anos e pesava cerca de 60 quilos. Os machos dessa espécie chegam a pesar 72 quilos e podem viver 19 anos. 

“Deixamos ela em observação para ver se não estaria claudicando ou apresentar outro problema após passar o efeito do anestésico. Como aparentava estar bem, levamos para fazer a soltura”, conta o veterinário Lucas Casati.

Aglomeração

Durante o resgate, o animal precisou receber cinco dardos de tranquilizante e despencou da árvore e caiu na rede de proteção formada pela equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) e Corpo de Bombeiros.
A ação demorou por causa da aglomeração de pessoas em frente ao pé de jaca. Os militares formaram uma barreira há cerca de 50 metros da árvore, mas os moradores não obedeceram e ficaram bem em frente.

Para o veterinário o comportamento da população foi preocupante. “Parecia final de Copa do Mundo. Teve um momento que havia mais de mil pessoas, todos querendo chegar cada vez mais perto. Tinha gente que jogava limão na onça”. Os veterinários – que trabalham no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), observam que, assustada, a onça poderia ter saltado da árvore e atacado as pessoas, o que seria um reflexo instintivo.