Cultura

Seminário rememora poeta corumbaense nesta sexta-feira

16 MAR 2012 • POR • 11h18
Lobivar Matos, poeta corumbaense

Acontece hoje e amanhã mais uma edição do "Sarobá", projeto do Teatro Imaginário Maracangalha em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que abordará a obra do poeta corumbaense Lobivar Matos.

Com entrada franca, às 19 horas, o Seminário Arena Aberta – Lobivar Matos, o poeta desconhecido, será realizado na sala Rubens Correa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, tendo como convidado Salim Haqzan – ator, professor de Literatura e pesquisador da obra e vida de Lobivar Matos. Além do seminário, será inaugurada na Galeria Wega Nery a exposição “Sarobá é boca quente” com desenhos do artista Edson José retratando personagens populares de Campo Grande, que ficará até 8 de abril para visitação.

No sábado, a partir das 19 horas, acontecerá no Bar do Zé Carioca o sarau que levará ao público performances e instalação de poemas de Lobivar Matos, escambo, varal de poesias, teatro, dança, artes visuais, música e muito mais.

Lobivar Barros de Mattos (1915-1947) nasceu na cidade de Corumbá e marcou sua vida artística pela simplificação da assinatura Lobivar Matos, autor de Areôtorare (1935) e de Sarobá (1936). Alguns escritos sobre a vida do autor revelam que sua infância, pela região pantaneira, fora digna de uma infância comum. No entanto, o mesmo não pode ser dito de sua juventude, repleta de atitudes fortes e marcantes principalmente pelo que pode ser visto em sua composição poética.

Serviço:
O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica localizado na rua 26 de Agosto, 453  - entre a Calógeras e a 14 de Julho - e o Bar do Zé Carioca está situado na rua General Mello, ao lado da Feira Central. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 8432-6899.