Geral

Tentativa de homicídio, furto e sequestro; a insegurança na Rua dos Barbosas

19 FEV 2018 • POR Da redação • 18h42

Moradores da Rua dos Barbosas, localizada no bairro Amambai, e trabalhadores da região estão asssutados com a onda de violência. Em menos de um ano já foram registrados furtos, tentativa de homicídio e de assassinato no local.  

A insegurança é nítida a qualquer hora do dia onde usuários de drogas e moradores de rua buscam uma oportunidade para vitimar trabalhadores e moradores da região. A rua, apesar do fluxo de veículos ser intenso, é deserta de pessoas transitando a pé, um prato cheio para os criminosos de plantão.

Um dos casos mais chocantes noticiado pelo portal JD1 Notícias, foi o da tentativa de homicídio na noite de 18 de abril de 2017, quando Waldinei Gamarra, 26 anos, foi atingido por quatro tiros disparados por João Paulo Neves Dutra, também de 26 anos.

Waldinei estava caminhando pela rua quando João apareceu disparando contra ele como mostra o vídeo abaixo:

João fugiu e foi localizado na mesma noite, no Bairro Coronel Antonino. A motivação do crime seria dívidas de drogas. João era velho conhecido da polícia e integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A audácia dos criminosos é tamanha que nem a luz do dia os intimida. Lindomar Bruno Escobar, 37 anos, não se importou com o horário e, no início da tarde de 26 de junho de 2017, tentou abrir a porta do carro que estava estacionado na rua, para furta-lo. Toda a cena foi registrada pelas câmeras de segurança de uma residência.

O veículo não foi levado, mas o criminoso foi encontrado minutos depois pela Guarda Municipal.

Por fim, após furtar um veículo na região da Santa Casa de Campo Grande, criminosos usaram a entrada de uma casa abandonada na Rua dos Barbosas para depenar o carro na manhã desta segunda-feira (19).

O veículo Fiat era de um casal que estava sendo atendido no hospital e foi furtado pelos ladrões. No local com pouco movimento e a luz do dia, dois rapazes foram flagrados por câmeras e segurança carregando quatro rodas que pertenciam ao veículo furtado. 

O proprietário do automovel só deu falta a hora que saiu da Santa Casa para ir embora e não achou o carro. Moradores viram os autores carregando as rodas e alegaram serem donos do veículo, até mostraram a documentação. Até o momento, os suspeitos não foram localizados. 

Sequestro

Na última sexta-feira (16), o casal de noivos Maria Eduarda e Eduardo Marques foi sequestrado em frente dela . O noivo deixava Eduarda em casa quando dois criminosos renderam os dois, entraram no veículo e fugiram com as vítimas dentro.

Foram 10 horas de tensão para as vítimas e para os familiares até que, na manhã de sábado, Eduarda entrou em contato com a mãe dizendo que foi deixada, junto com Eduardo, no Bairro Campo Belo, periferia da Capital.

Não é somente a rua dos Barbosas que oferece riscos à população, toda a região do bairro Amabaí é tida como perigosa. 

Ações da PM na região 

Interrogada pelo JD1 por causa da falta de segurança na região, a Polícia Militar informou que o policiamento preventivo/ostensivo tem se desenvolvido na localidade com base no planejamento estratégico.

"As rondas e abordagens são diuturnas, com apoio de viaturas quatro rodas, motocicletas e policiamento ostensivo a pé. Importante salientar que diante do fato as ações preventivas serão intensificadas, ainda que o caso tenha sido incomum naquela Região", escreveu em nota.

A PM reforçou ainda o apelo à população para que diante de qualquer atitude suspeita, acione as autoridades policiais e que registrem boletim de ocorrência.