Tecnologia

SIG será tema de conferência que começa nesta quinta

22 MAR 2012 • POR Reprodução • 09h48
Durante o evento serão apresentadas as aplicabilidades da geotecnologia na gestão pública municipal

O uso das tecnologias baseadas no Sistema de Informação Geográfica será uma dos temas em debate no evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) nesta quinta e sexta-feira (22 e 23).

Durante o evento serão apresentadas as aplicabilidades da geotecnologia na gestão pública municipal. “Vamos apresentar os sistemas implantados via Web e Intranet utilizados pela Prefeitura, e os que ainda estão sendo desenvolvidos e em fase de testes para dinamizar os processos de trabalho”, explica Ana Cristina Budib, chefe do Grupo de Informática e Geoprocessamento da Semadur.

Com a participação de palestrantes da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae/MS e de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo, serão apresentadas as aplicabilidades dos sistemas utilizados pela Prefeitura nos trabalhos da administração municipal referentes ao cadastro imobiliário e na fiscalização de obras, postura e cadastro. Essa dinamicidade reflete diretamente na prestação de serviços para o cidadão.

Sistemas
O Sistema Municipal de Geoprocessamento (Simgeo) é composto por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura de Campo Grande, tendo como principais funções garantir a disseminação de informações georreferenciadas, buscar a integração e racionalização das ações de captura, tratamento e análise de dados, promover a capacitação e atualização técnica dos recursos humanos para a construção dos indicadores e operacionalização do sistema e assegurar a atualização permanente das bases de dados.

O Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande (Sisgran) visa contribuir para a articulação e complementaridade entre os diversos setores da Prefeitura de Campo Grande, assim integrando em um sistema único as informações dos órgãos da administração direta e indireta. De uma maneira geral, o Sisgran propicia maior agilidade e eficiência na capacidade de diagnosticar e planejar ações de cunho social. Destacam-se, ainda, a ampliação do acesso às informações e a ênfase na transparência e divulgação das ações realizadas.

O público alvo da conferência são gestores e servidores públicos, especialistas e técnicos na área, professores, estudantes e interessados no tema. Toda a programação, informações sobre palestrantes e a inscrição para o evento está disponível no site.

Serviço
Conferência: A Aplicação do SIG na Gestão Pública Municipal
Data: 22 e 23 de março das 9h às 17h
Local: Auditório Lúdio Martins Coelho. Rua Onicieto Severo Monteiro, 460 - Bairro Margarida

Com informações da assessoria