Turismo

Aumenta em 62% número de brasileiros que obtém visto aos EUA

5 ABR 2012 • POR Reprodução • 11h27
Brasileiros serão os primeiros viajantes sul-americanos com entrada facilitada pela Imigração dos Estados Unidos

A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil processaram 115.269 vistos em março de 2012, 62% a mais do que no mesmo mês de 2011. Os números divulgados nesta quinta-feira revelam um aumento crescente na obtenção do documento, principalmente no Rio de Janeiro, que teve um crescimento de 106% em relação ao primeiro trimestre de 2011. Em São Paulo, 136.078 pessoas conseguiram o visto nos três primeiros meses deste ano (46% a mais do que no ano anterior).

De acordo com os representantes da embaixada americana no País, uma média de 5.489 pessoas solicitou visto por dia nos consulados de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife em 2012, sendo que a capital paulista lidera o número de obtenções do documento (136.078), seguida por Rio de Janeiro (93.841), Brasília (41.459) e Recife (25.259).

O governo americano anunciou que os brasileiros serão os primeiros viajantes sul-americanos com entrada facilitada pela Imigração dos Estados Unidos. O Consulado Geral em São Paulo anunciou no final de março um projeto-piloto no qual os brasileiros poderão entrar naquele país após a identificação do passaporte e das digitais em um quiosque eletrônico. O chamado Viajante Confiável ou Global Entry Program (GEP), não dispensa o visto e estará disponível em 20 aeroportos, inclusive Miami e Nova York, dispensando a fila na Alfândega.

Por uma taxa de US$ 100 (R$ 181), que não é reembolsável mesmo em caso de rejeição no GEP, o viajante terá cinco anos de entrada facilitada mediante inscrição e uma "conferência rigorosa" dos documentos. A facilidade é recomendada em especial para viajantes frequentes, como membros de agências de viagens, executivos e imprensa. Atualmente, o programa está disponível para cidadãos norte-americanos, holandeses e mexicanos. A participação do Brasil ainda depende de aprovação do governo brasileiro. Nesta fase inicial, até 1,5 mil brasileiros pode ser contemplados.

Via Terra