Exame para diagnosticar Hepatite C será realizado na Capital
4 ABR 2018 • POR Da redação com assessoria • 18h27O diagnóstico da Hepatite C será realizado durante a campanha de vacinação contra a Influenza, em Campo Grande. Neste ano, será oferecido o teste rápido em pacientes com mais de 40 anos que forem se vacinar na UBS Tiradentes e no Trailer instalado na Praça Ary Coelho, entre os dias 28 e 30 de abril e 5 e 6 de maio.
O serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai apoiar e contribuir para que seja atingida meta de três mil testes realizados nesse período.
Campo Grande foi escolhida com mais seis cidades brasileiras para participar do projeto piloto da pesquisa organizada pela médica infectologista Andréia Lindenberg, que tem por objetivo oferecer uma janela de oportunidade por meio de um método rápido e simples de diagnosticar a hepatite C.
A doença é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Até 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C e muitas pessoas foram infectadas por transfusão de sangue e compartilhamento de material para injeção. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos. O procedimento pode ser feito nas unidades básicas de saúde.