Cultura

Xapa Trio celebra cinco anos na reabertura do projeto Cena Som

12 ABR 2012 • POR Divulgação • 10h01
Xapa Trio

O projeto Cena Som começa a temporada 2012 nesta quinta-feira (12) celebrando cinco anos da banda Xapa Trio. O show “É pra Valer” acontece às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), tem classificação livre e duração aproximada de 90 minutos.

O show “É pra Valer” trará uma combinação das canções autorais e releituras das interpretações de sucesso da banda, sendo eles grandes hits da música brasileira dos anos 80, 90 e atualidade. O repertório inicial conta com 8 canções autorais e 8 covers que marcaram a trajetória da banda durante todo esse tempo na noite campo-grandense, além de participações especiais em algumas canções.

Além da apresentação, a banda pretende fazer a gravação multi-câmera do vídeo (amador) para divulgação posterior como material de portfólio da banda, dando continuidade ao projeto: Ao vivo e Acústico.

“Após 5 anos de carreira, O Xapa Trio resolve comemorar o sucesso de tanto tempo unido e o retorno as noites sul- mato-grossenses com um show especial trazendo as canções autorais com as músicas que mais marcaram a carreira da banda durante todo esse tempo”, comenta Raphael Xapa, vocalista da banda.

“No show, a banda promete um grande espetáculo, com cenário, luzes em uma apresentação totalmente diferente de tudo que já foi feito antes pela banda, que tem na música brasileira inspiração e alimento para o grande sucesso de público desde sua fundação”, convida o vocalista.

O ingresso tem valor de R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de sua respectiva carteirinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

A banda
O acaso uniu Raphael Xapa (vocal e violão), Marcondes Costa (contra-baixo),  Jomar Fontes (bateria) e Felipe Grilo (guitarra). No inicio, a banda era formada apenas por três integrantes (Raphael Xapa, Carlos Barros e Israel Rodrigues), e tocava em confraternizações e eventos fechados. Adotaram o apelido do vocalista como marca, quando questionados no primeiro show na noite campo-grandense: Qual o nome da banda?

A marca já estava forte na noite e os integrantes resolveram manter o nome, pois antes do trabalho do “Trio”, Raphael Xapa já fazia trabalhos com voz e violão na noite campo-grandense, e seu publico facilmente identificaria onde a banda estaria tocando.

Vários músicos já participaram com a banda na noite, durante as fases de transição, tais como os bateristas Alex Kundera (Neptuno), Bolha Batera (Michel Teló), Daniel Bueno (3 de Paus e Pulse) Kenedy, Thiago Ferreira, o baixista Júlio, e os Guitarristas Shelly Moreira, Cidão, Henrique Borges entre outras inúmeras participações especiais.

Em um período sem baterista, Raphael publicou um anúncio numa rede social, procurando um candidato para um show já agendado e encontrou Jomar Fontes, trocaram algumas ideias a respeito do repertório e se conheceram no palco da apresentação, e mantém a parceria até hoje.

Marcondes Costa já havia tocado com Raphael numa banda de rock nos em 2004 e 2005, chamada Vettor, e com a saída de Israel, retornou a banda. Grilo foi agregado na gravação do primeiro CD, um CD promocional gravado ao vivo no estúdio 45, e, assim como Jomar, acaba voltando para o grupo.

Com um CD promocional lançado em junho de 2008 e canções tocando nas emissoras FM de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR) e Mato Grosso (MT), a banda tem também no currículo duas apresentações no Som da Concha (2009 e 2011) e a gravação do CD Ao Vivo e Acústico pelo Cena Som em 2010.

Cena Som
O projeto foi criado pela Fundação e a extinta Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul em 1996, com o objetivo de divulgar a arte regional e propiciar um espaço na noite sul-mato-grossense para áreas da cultura (dança, música e teatro) todas as quintas-feiras, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Via FCMS