Geral

Começa hoje Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito

16 ABR 2012 • POR Edemir Rodrigues • 09h50

Começa hoje às 19h no Centro de Convenções, o Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito. No encontro, que tem programação até o dia 19 de abril, haverá uma série de debates sobre os temas “Gestão de Informação/Inovações tecnológicas”; “Policiamento e fiscalização”, “Atendimento pré-hospitalar e infraestrutura” e “Educação para o trânsito”. Outro destaque da programação são as palestras com especialistas abordando enfoques específicos. Para participar é preciso fazer a inscrição, acessando o link no site do Detran.

Confira a agenda de palestras
Amanhã (17), o procurador de Justiça e deputado estadual pelo Estado de São Paulo Fernando Capez fala sobre “Crimes de Trânsito”. Ele é Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Lecionou durante 18 anos no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, sendo, também, professor na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e de outros Estados. Capez é professor convidado na Academia de Polícia de São Paulo e na Universidade Cruzeiro do Sul, professor especial do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera, professor honorário da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Honoris Causa da Faculdade Eduvale de Avaré e das Faculdades Integradas de São Carlos. Tem diversos livros publicados, principalmente nas áreas de Direito Penal e Processual Penal. A palestra acontece às 19 horas.

No dia 18 serão duas palestras. A primeira, às 8h30, com a psicóloga Andréia dos Santos Nascimento, abordando “Políticas públicas de redução de acidentes de trânsito causados pelo incentivo do álcool”. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Política Social pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES, a especialista é doutoranda em Psicologia pela UFES. Ela tem atuação e pesquisa voltadas para a área de trânsito e transporte, com ênfase nas políticas públicas de trânsito, mobilidade humana, urbana e sustentável, subjetividade e comportamento humano.

Também no dia 18, às 19 horas, quem palestra é o jurista Luiz Flávio Gomes, que apresentará o tema “Crimes de trânsito e suas consequências sociais”. Ele é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, professor de Direito Penal e Processo Penal em vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior.  É professor honorário da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santa María, Arequipa (Peru).

Gomes foi promotor de Justiça em São Paulo, juiz de Direito e advogado. É secretário Geral do Instituto Panamericano de Política Criminal, consultor jurídico e parecerista. É também cofundador e primeiro presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Integrou o Conselho Diretor da Revista Brasileira de Ciências Criminais, assim como o Conselho Fiscal da Associação Paulista de Magistrados. É membro da Academia Brasileira de Direito Criminal, da Associação Internacional de Direito Penal e Consultor do International Center of Economic Penal Studies (Iceps-New York). Participou das Comissões de Reforma do Código de Processo Penal criadas pelo Ministério de Justiça em 1992 e 2000.

Mais sobre o encontro
O Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito será aberto no dia 16 de abril, às 19 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Os debates e palestras acontecerão nos dias 17 e 18, nesse mesmo local. No dia 19, a atividade será a Caminhada pela Paz no Trânsito, saindo às 8 horas da Praça do Rádio Clube. No dia 20, o evento encerra com uma audiência pública, na Assembleia Legislativa.

Outras informações e detalhes da programação podem ser obtidas no link do Encontro na página do Detran na Internet.

Via Notícias MS