Política

Simone Tebet assume liderança do MDB no Senado

12 ABR 2018 • POR Da redação com assessoria • 18h06
O líder tem o poder de solicitar urgência a projetos - Reprodução/ Internet

A senadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB), assumiu a liderança do partido no senado federal na última quarta-feira (11). A congressista é a primeira mulher a liderar a maior bancada de senadores no Congresso Nacional. Ela substitui Raimundo Lira, que deixou a sigla na semana passada.

 “Ser a primeira mulher a liderar a maior bancada no senado me traz uma enorme responsabilidade de querer fazer mais e fazer melhor, de fazer diferente e fazer a diferença”, disse a congressista. 

De acordo com Simone, com o cenário político conturbado, o MDB precisa assumir as suas responsabilidades.

“Temos sim que ajudar o governo, principalmente fazendo autocríticas e orientando inclusive os nossos companheiros, ministros, colegas e amigos no sentido de que a política requer mais do que crescimento econômico, como também o desenvolvimento e justiça social que sempre foram às bandeiras mais caras do nosso partido”, destacou. 

Papel do líder 

Entre as atribuições de um líder partidário está a participação na elaboração da pauta de votações do Senado, em conjunto com o presidente da Casa.

Nas sessões plenárias, como líder, a senadora vai orientar a bancada e encaminhar as votações. Nas votações simbólicas, declarar o voto da bancada.

O líder ainda tem o poder de solicitar urgência a projetos ou de, ao contrário, declarar obstrução, que é uma manobra regimental para impedir a votação de projeto polêmico e até para encerrar a sessão.

O líder pode, ainda, falar a qualquer momento da sessão para comunicações urgentes e têm prevalência sobre os demais senadores em discursos de Plenário.

No início de cada biênio, é o líder que indica os integrantes de seu partido nas Comissões permanentes e temporárias e nos demais colegiados da Casa.

Liderança da Maioria – Como Simone integra o partido com mais integrantes no Senado, assume também a liderança da Maioria, que é composta por bloco parlamentar ou representação partidária que represente a maioria absoluta da Casa.