Esportes

Dia do Desafio é realizado em Campo Grande nesta quarta

30 MAI 2012 • POR Assessoria Funesp • 09h42
Prática do esporte será estimulada em diversos pontos da cidade

Nesta quarta-feira, (30) diversas secretarias da Prefeitura de Campo Grande participam do Dia do Desafio, evento internacional que visa estimular atividades planejadas em prol de uma vida mais saudável. A proposta é promover o duelo de cidades que possuem número de habitantes equivalentes em uma disputa saudável. Vence quem conseguir reunir o maior número de pessoas praticando esporte. O Dia do Desafio em Campo Grande é uma iniciativa da prefeitura, com a realização da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) e coordenação do Sesc (Serviço Social do Comércio).

Na Praça Belmar Fidalgo acontece a partir das 7h30min, a abertura oficial do Dia do Desafio, coordenada pela Funesp com a ginástica laboral para o público. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) durante a semana, incentivou os servidores do Paço Municipal a participar da atividade. Na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seinthra), cerca de 600 trabalhadores estarão no pátio, a partir das 7 horas, para 15 minutos de atividades físicas.

Já o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), a partir das 9 horas programa para os servidores no Centro Médico atividades diversas entre elas massagem, aferição de pressão, fisioterapia e ginástica laboral. Segundo o diretor-presidente do Instituto, Cezar Luiz Galhardo, é importante a participação dos funcionários do IMPCG no Dia do Desafio. “O evento é um grande exemplo para manter a qualidade de vida dos servidores. A prática diária dos exercícios ajuda a combater diversas doenças, entre elas a hipertensão”, argumenta.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) programa para esta quarta-feira, o reforço das atividades físicas nas 92 escolas municipais, intensificando as atividades realizadas rotineiramente entre elas o handball, tênis de mesa, o vôlei, o futsal, basquetebol, o esporte adaptado e o atletismo, envolvendo mais de 60 mil alunos. Segundo o chefe da divisão de Cultura e Esporte da Semed, José Alberto Lechuga de Andrade (professor Betinho), os alunos estão motivados para o Dia do Desafio. “A prática esportiva é uma atividade rotineira nas escolas e não será difícil mobiliar os estudantes”, comenta. O professor ressalta que nesta quarta-feira acontece também, como parte da programação, o Circuito de Damas, no Teatro de Arena.

Já as atividades com a comunidade serão estimuladas pela prefeitura, por meio da Funesp e acontecem na cidade em diversos locais, principalmente nas grandes praças e parques públicos, com programação orientada por profissionais.

Dia do Desafio
O Dia do Desafio surgiu em uma pequena cidade do Canadá em 1983. Por conta do frio, poucas pessoas se exercitavam. A proposta era retirar o maior número de pessoas de suas casas para fazer uma atividade física e, desta forma, economizar energia elétrica. A ideia deu certo e se difundiu pelo mundo.

Esta iniciativa veio para o Brasil há 17 anos e a cada ano mais cidades e pessoas participam. Márcio Lomba, coordenador do evento no Estado destaca a importância de participar. “O objetivo é a mudança de comportamento, fazer com que as pessoas incluam a atividade física em sua rotina. Todos ganham”.

O presidente da Fundação Municipal de Esporte, professor Silvio Lobo, fala da postura da cidade em participar do desafio. “A prefeitura, com o incentivo do prefeito, deu um passo muito importante para a cidade ao participar do evento. Estamos assumindo o compromisso de levar um grande público para todos os cantos da cidade. Queremos levar a consciência de não apenas 15 minutos de exercício, mas a de uma vida melhor, saudável com a prática diária de atividades esportivas”, conclui.

Além de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas também participam do Dia do Desafio. Três Lagoas disputa com Bio Bio Los Angeles cidade do Chile; Dourados duela com Cienfuegos uma cidade de Cuba e a Capital desafia a capital do Espírito Santo, Vitória.

Via CG Notícias