Geral

Livro de receitas ajuda cozinheiras dos ceinf's a inovar na alimentação das crianças

18 JUN 2012 • POR Casimiro Silva / David Majella • 10h29
Livro apresenta receitas nutritivas e saborosas

As cozinheiras e cozinheiros que atuam nas mais de 150 unidades mantidas pela Sas (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), entre elas os Centros de Educação Infantil (Ceinf) têm um motivo a mais para inovar na alimentação: o livro de receitas Cozinha Nutritiva, especialmente preparado para atender e facilitar a rotina diária destes profissionais. A publicação de 149 páginas com ilustrações e dicas de modo de  fazer é o resultado de experiências na cozinha que foram bem aceitas pelo público adulto e infantil.

O livro que foi distribuído a cada cozinheira e cozinheiro teve o apoio técnico do Núcleo de Nutrição para a finalização das receitas e do NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) da Sas para a organização e produção gráfica. A publicação contou ainda com o contribuição da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e da Suali (Superintendência de Abastecimento Alimentar). De acordo com a secretária municipal da Sas, Nilva Santos o acesso à alimentação saudável é garantido por meio de cardápios elaborados por nutricionistas beneficiando crianças, adolescentes, jovens, idosos e migrantes. “Neste processo, os profissionais da cozinha exercem um papel fundamental”, comenta.

Os 250 cozinheiras e cozinheiros além de estarem lotados nos ceinfs, atendem também os Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Cetremi (Centro de Triagem do Migrante), CCI (Centro de Convivência do Idosos), projetos abrigos e Unidas (Unidades Descentralizadas de Assistência Social) e são responsáveis pelo café da manhã, lanches da manhã e da tarde, almoço e jantar. “Além do conhecimento, esses profissionais colocam na sua atividade a responsabilidade e o amor”, comenta a titular da Sas.

O livro de receitas é dividido em receitas com arroz, carnes vermelhas e de frango, feijão, purês, saladas e tortas salgadas. Para o lanche são apresentadas opções de assados, pães, bolos e receitas com ovos. Os sucos, as farofas e doces não ficaram de fora com receitas nutritivas. Entre as opções estão a farofa colorida com tomate e cenoura ou a farofa de abobrinha que leva também ovos cozidos picados. Os sucos propostos no livro são bastante atrativos com misturas diferentes como os de maçã com limão, laranja com couve, beterraba com laranja, beterraba com maracujá, suco da casca do melão, entre outros.

O aproveitamento de talos e cascas pode ser visto também em muitas outras  receitas. Na parte dos bolos, a diversidade é grande. As cozinheiras, por exemplo, podem optar entre os bolos de abóbora com coco, bolo da casca de mamão e também da casca do abacaxi, bolinho de chuva e brioches. Fáceis de fazer e saborosas, as receitas com ovos são as preferidas pelas crianças, entre elas estão a panqueca verde que leva couve e talos de verduras no recheio, o omelete assado com repolho e cenoura ralada e o hamburguer vegetariano. As receitas com as carnes vão desde torta de carne moída, rocambole e carne, escondidinho de carne com mandioca e o quibe de forno até o frango ao molho com batatas risoto de frango, a galinhada e bobó de galinha.

A diretora do Ceinf Jardim Novos Estados, Isabel Pirré ressalta que o Cras está localizado em conjunto com o ceinf, e por causa disso as três cozinheiras lotadas nas duas unidades trabalham bastante unidas, trocando experiências e inovando. Por dia são feitas cerca de 500 refeições. “Elas chegam bem cedo, às 6h30min e já estão na cozinha. Quando as crianças entram no ceinf, está tudo pronto”, disse a diretora referindo-se ao café da manhã. Essa realidade é conhecida pelas mais de 16 mil crianças dos 96 ceinfs de Campo Grande.

Via CG Notícias