Saúde

Vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa em 6 de agosto

No estado não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos

30 JUL 2018 • POR Redação com informações do Governo MS • 09h34
O público-alvo são as crianças com idade de 12 meses a menores de 5 anos - Governo MS

De 6 a 31 de agosto, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, em Mato Grosso do Sul, o público-alvo são as crianças com idade de 12 meses a menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), incluindo as 158 mil crianças que já receberam as vacinas anteriormente.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação são três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

No estado não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos.

Sarampo

Apesar dos esforços desde o início do programa de eliminação nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente, aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.

Em 2016, a OMS declarou a região das Américas área livre do sarampo. Mas o vírus voltou a circular em 11 países das Américas em 2018. A Venezuela é o país com maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Com a crise financeira e política no país, muitos venezuelanos têm buscado abrigo em países vizinhos, entre eles o Brasil, o que pode ter ajudado a disseminar a doença.

Dia D

O "Dia D" da Campanha está marcado para 18 de agosto e a meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária. A Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir as doses da vacina tríplice para os municípios que iniciarão os seus cronogramas de vacinação. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, a cobertura foi de 88%.