Internacional

Papa se reúne com oito vítimas de abusos do clero na Irlanda

O pontífice participa do Encontro Mundial das Famílias

26 AGO 2018 • POR Da redação, com informações da Agência Brasil • 13h14
O encontro ocorreu na nunciatura da capital irlandesa durante um momento de pausa na agenda do pontífice - Reprodução/Agência Brasil - EFE/EPA/Will Oliver

O Papa Francisco reuniu-se no sábado (25) durante uma hora e meia com oito vítimas de abusos por parte do clero irlandês, durante seu primeiro dia de viagem a Dublin. O pontífice participa do Encontro Mundial das Famílias. O encontro, que já tinha sido anunciado pelo Vaticano às vésperas da viagem, ocorreu na nunciatura da capital irlandesa durante um momento de pausa na agenda do pontífice.

A reunião foi “com oito vítimas de abusos por parte do clero, de religiosos e institucionais”, informou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke. Em comunicado da Coalizão das Famílias, Mães e Filhos da Irlanda, duas pessoas deste grupo que participaram do encontro explicaram que Francisco condenou a corrupção e os acobertamentos e os qualificou de “caca”, e que o intérprete traduziu como “aquilo que se faz no banheiro” para usar um eufemismo. 

Entre eles estiveram Marie Collins, que fez parte da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores criada pelo Papa e que a deixou em protesto, por considerar que suas atividades estavam sendo obstaculizadas. Outras vítimas presentes foram os reverendos Patrick McCaerty e Joe McDonald, Damian O'Farrel, Paul Jude Redmond, Clodagh Malone e Bernadette Fathy, enquanto outra vítima, abusada pelo sacerdote Tony Walsh, preferiu ficar no anonimato.