Tecnologia

Pesquisador brasileiro mede o Sol com a maior precisão da história

16 JUL 2012 • POR AFP • 10h32
Imagem da NASA mostra erupção no hemisfério nordeste do Sol

Olhando para o Sol tão distante é difícil acreditar que ele possa ser medido da Terra. Foi de uma pequena sala na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, que saiu a mais recente descoberta sobre o Sol.

O doutor em física Marcelo Emílio conseguiu medir o Sol com a maior precisão da história. O professor ficou de olho no sol por quase dez anos e descobriu, no fim da pesquisa, que o tamanho do sol é 700 km maior do que se imaginava.

De acordo com os cálculos do pesquisador, o Sol tem 1,392,684 quilômetros de diâmetro. Isso equivale a 109 vezes o tamanho da Terra. Imagens de um satélite da Nasa ajudaram a medir o sol fora da atmosfera terrestre.

“Esta medida do tamanho do Sol vai ajudar a entender melhor como funciona o Sol e como funcionam outras estrelas também”, explica o físico.

A descoberta foi feita com base em um fenômeno raro, chamado Trânsito de Mercúrio: quando o planeta vermelho fica no caminho entre o Sol e a Terra.

“A gente observou o Sol em dois momentos em que o planeta Mercúrio cruzava o sol. Primeiro em 2003 e segundo em 2006. O satélite mediu o Sol tirando uma imagem a cada minuto”, explica.

O próximo passo do estudo é buscar uma medida ainda mais precisa. Desta vez, usando o planeta Vênus como referência.

Via G1