Saúde

Exame da próstata não coloca em xeque sua masculinidade, então faça

Dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença

16 NOV 2018 • POR Da redação com assessoria • 17h38
Novembro Azul, iniciativa mundial que busca ainda desconstruir o preconceito dos pacientes quanto à consulta com urologista - Reprodução/Internet

No próximo sábado (17) é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A data visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) a doença deve atingir quase 70 mil brasileiros, somente neste ano. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma.

A data é lembrada em meio ao Novembro Azul, iniciativa mundial que busca ainda desconstruir o preconceito dos pacientes quanto à consulta com urologista e o exame para o diagnóstico da doença.

O médico urologista, Rafael Buta, relata que “o homem acredita que, ao consultar o médico e ser submetido ao exame da próstata, estará colocando em xeque sua masculinidade, esse preconceito é reforçado ainda, por piadas e brincadeiras no ambiente do trabalho, entre amigos e até parentes próximos".

O especialista aponta ainda que dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, o que torna o tratamento ainda mais difícil. Ele reforça que a principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce.

A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação individualizada. Por meio desta avaliação inicial, que inclui análise dos fatores de risco, o médico define a periodicidade de realização dos exames.