Economia

Empresas tem até fim do mês para pagar primeira parcela do 13º salário

O 13º salário é uma obrigação para todos empregadores que possuem empregados regidos pela CLT

26 NOV 2018 • POR Da redação com assessoria • 14h08
Primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores deve ocorrer até 30 de novembro - Ilustrativa

Muitos empregadores enfrentam no fim do ano problemas no pagamento do 13º salário. São constantes as reclamações em função dos problemas que esse valor ocasionam no caixa das empresas ou dos empregadores domésticos. Assim, a melhor saída é planejar com antecedência o pagamento.

Lembrando que a primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores deve ocorrer até 30 de novembro, já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro deste ano. É importante lembrar que quem possui empregados domésticos também são obrigados a pagar esse valor.

O 13º salário é uma obrigação para todos empregadores que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), e o seu não pagamento ou atraso é considerado uma infração, podendo resultar em pesadas multas se for autuado por um fiscal do trabalho.

"Caso a data máxima de pagamento do décimo terceiro caia em um domingo ou feriado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior. O pagamento da gratificação em uma única parcela, como feito por muitos empregadores, normalmente em dezembro, é ilegal, estando o empregador sujeito a multa", alerta Fabiano Giusti.