Geral

Ramilton, "laranja" de João Baird, se entrega à PF

O pecuarista já era considerado foragido da Justiça

28 NOV 2018 • POR • 12h35
Ramilton Rodrigues chegou com seu advogado na sede da PF, em Campo Grande, nesta manhã - Reprodução/internet

O pecuarista, Ramilton Rodrigues, apontado como um dos "laranjas" de João Baird, se entregou na manhã desta quarta-feira (28), na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Campo Grande.

Segundo a assessoria da PF, Ramilton chegou à superintendência por volta das 10h15, com seu advogado. Ele tinha um mandado de prisão em aberto e já era considerado foragido.

Ramilton é acusado de tentar repatriar uma quantia de quase R$ 4 milhões, oriundas de desvio de dinheiro dos cofres públicos e enviadas de forma clandestina para contas no Paraguai. A investigação apontou como verdadeiro dono do dinheiro, o empresário João Baird.

Operação Computadores de Lama

As investigações realizadas estão vinculadas à "Operação Lama Asfáltica", que tratam da prática de crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva, evasão de divisas, dentre outros, com desvios de recursos públicos federais.

Foram expedidos quatro mandados de prisão, contra o empresário João Baird, seu sócio, Antônio Celso Cortez, o ex-secretário adjunto de Fazenda, André Cance e contra Ramilton Rodrigues. Cance e Ramilton chegaram a ser considerados foragidos, mas ambos se apresentaram à PF.