Geral

Vídeo: Momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho

O mar de lama causou uma tragédia humana

1 FEV 2019 • POR Marcos Tenório • 16h53
Em cerca de três minutos, árvores, animais, pessoas e tudo que estava em baixo da barragem, foi completamente destruído pela lama - Reprodução

Uma câmera de segurança cedidas pela mineradora para a imprensa, registrou o momento exato em que a Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As autoridades que investigam a tragédia.

Nas imagens mostram que eram 12h28min24s da última sexta-feira (25) quando a parte superior da barragem começou a ceder e começou uma verdadeira avalanche de rejeitos de mineração.  A lama desce em uma velocidade incrível e acerta as primeiras vítimas foram atingidos 21 segundos após ceder o reservatório.

Em cerca de três minutos, árvores, animais, pessoas e tudo que estava em baixo da barragem, foi completamente destruído pela lama.

A força e a rapidez da lama destruiu parte do centro administrativo e fez desaparecer o refeitório da Vale onde dezenas de centenas de pessoas estavam almoçando. Os rejeitos levaram máquinas de mineração, três, uma ponte, várias casas, pousadas e acabou com vários equitáres de plantações.

As 12h29min08s mostra a lama chegando a outro ponto, motoristas que estavam trabalhando na mineradora, ficam desesperados tentando fugir da lama, mas ela tomando conta de tudo.

Os corpos resgatados até o momento em Brumadinho estavam em regiões superficiais da lama. Agora, o trabalho das equipes de resgate será através de escavações.

Desde sábado (26), não foram achados mais sobreviventes. Para os bombeiros, é muito pequena a possibilidade de achar alguém vivo em meio ao mar de lama. O mar de lama causou uma tragédia humana.

Números da tragédia até o momento

110 mortos confirmados – 71 identificados

238 desaparecidos

192 resgatados

394 localizados

108 desalojados ou desabrigados