Economia

Pesquisa divulga intenção de compras para o Dia das Crianças

1 OUT 2012 • POR Reprodução • 10h54
A pesquisa foi realizada pelo curso de Administração da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Pesquisa aponta a intenção de compra do consumidor campo-grandense na data comemorativa do Dia das Crianças. As entrevistas foram realizadas na primeira quinzena de setembro com 400 pessoas. A iniciativa tem o intuito de avaliar o perfil e potencial de compra do campo-grandense em datas comemorativas.

A pesquisa desenvolvida pelo curso de Administração da UCDB considerou, para aplicação, locais de maior circulação dos consumidores, tanto na região central da cidade, como shopping center e bairros. A apresentação dos resultados é dividida em aspectos sociais e demográficos (onde se apresentam a caracterização dos consumidores quanto a sexo, renda, idade), atuação profissional e intenção de compra.

No resultado da pesquisa foi identificado que a maior parte dos entrevistados é do sexo feminino 63%, na faixa etária de 21 a 25 anos (31%), com grau de escolaridade predominante de ensino superior incompleto (27%) e público possui renda mensal que varia entre R$ 546,00 e R$ 1.090,00, ou seja, de um a dois salários mínimos (18%).

A maior parte dos entrevistados (83%) disse que tem intenção de presentear o filho ou um parente criança na data comemorativa, enquanto 14% informaram que não irão comprar e 2,19% ainda não decidiram. Cerca de 15% disseram que não pretendem comprar presentes, para esta data, principalmente por não possuir filhos.

Em comparação com a pergunta feita no perfil do entrevistado onde os consumidores que não tem filhos (35% do total), os pesquisadores afirmam que, de forma dedutiva, ainda assim mais de 25% dos que não têm filhos irão comprar presentes neste Dia das Crianças. Isso porque, depois dos filhos, os principais entes a serem presenteados são sobrinhos e afilhados.

A maioria dos compradores entrevistados irá presentear com brinquedos, sendo 60%, em segundo lugar ficaram os itens de vestuário representando apenas 15% dos entrevistados, seguido por roupa 15,18%, eletrônico (5,94%) e calçado (5.61%).

A forma de pagamento pelo item a ser comprado é dinheiro (50%), pelo fato dos clientes preferirem negociar descontos nesta condição, além de utilizar também nas compras o cartão de crédito (25%).

Veja aqui a pesquisa completa.

Via CG Notícias