Política

Eleição no senado só se encerra na quarta feira

Ainda precisam ser eleitos o restante dos cargos da mesa, como secretários e suplentes

3 FEV 2019 • POR Da redação com assessoria • 08h40
Senadores precisam eleger demais cargos para completar a mesa - Divulgação

A eleição para presidência do Senado, na tarde de sábado (2), ainda não terminou, pois ficou para quarta-feira  (6) a avotação dos cargos restantes da mesa. A reunião durou cerca de oito horas neste sábado e depois dos ocorridos, foi decidido que será finalizada somente no dia seis.

O mandato dos novos ocupantes durará por dois anos. As atribuições da Mesa do Senado estão previstas na Constituição federal e no Regimento Interno do Senado. Na ausência do presidente cabe ao primeiro e ao segundo-vice-presidentes da Mesa, nessa ordem.

As funções do secretários consistem  nas seguintes demandas: o primeiro-secretário é um porta-voz do Senado. Fica atento às votações, comunicando ao plenário notas oficiais e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Ele assina e recebe correspondências do Senado, além de ser responsável pelas atividades administrativas da Casa, entre outros.

Já o segundo-secretário é responsável  por lavrar as atas das sessões secretas, sendo assim lendo e assinando leitura depois do primeiro-secretário.

O terceiro e quarto-secretários são responsáveis por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no regimento, contar os votos e auxiliar o presidente na apuração das eleições.

Todos os secretários eleitos terão suplentes, que podem responder na ausência dos mesmos.