Política

"Retomar aulas de moral e cívica irá resgatar valores perdidos", diz Marçal Filho

Na sessão desta quinta-feira (7), o deputado estadual apoiou a ideia do ministro da educação Ricardo Vélez Rodrigues

7 FEV 2019 • POR Rayani Santa Cruz, com assessoria • 13h15
Educação e depressão foram os temas abordados pelo deputado Marçal Filho na tribuna - Victor Chileno/AL-MS

Recentemente, o ministro da educação Ricardo Vélez Rodríguez afirmou que vai dar ênfase à retomada da educação moral e cívica para os currículos das escolas, em todas as etapas da educação básica. Na sessão desta quinta-feira (7), o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) manifestou apoio à volta do ensino de valores fundamentais.

“Por muito tempo, as pessoas faziam alusão a educação moral e cívica com a ditadura militar, uma vez que foi instituída em 1969. Hoje, os cidadãos perceberam a necessidade de recuperar a consciência cívica nos jovens. Retomar aulas de moral e cívica irá resgatar valores perdidos”, ressaltou.

Ainda na tribuna, o parlamentar abordou também a necessidade de atenção do poder público à depressão. Marçal leu um artigo que trata da "falsa crença de que a depressão e a ansiedade são sinais de fraqueza e de incapacidade diante da vida”. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina.

“Como não é algo aparente, acaba sendo incompreensível. E não adiantam livros de auto-ajuda ou palavras positivas. Essa doença, que tem lotado hospitais, tem sim tratamento. E o Poder Público deve dar atenção a isso, pois logo teremos grandes prejuízos em virtude da incapacitação ao trabalho”, disse.