Polícia

Brasileiro acusa policial paraguaio de esquema de corrupção

O policial foi acusado de cobrar propina para libertar detidos em abordagens

25 MAR 2019 • POR Rayani Santa Cruz • 11h30
O brasileiro denunciou o caso à polícia paraguaia - Reprodução Porã News

Na tarde de sábado (23) um policial paraguaio identificado como Fabio Cueto, foi acusado por um cidadão brasileiro de 29 anos, de cobrar propina em dinheiro para liberar homens detidos durante patrulhamentos em Pedro Juan Caballero, Paraguai.

Conforme o Porã News, o policial é um suboficial da força Nacional do Paraguai e seria chefe de um esquema de corrupção. O brasileiro identificado como L.V.C disse à polícia que trafegava em um veículo modelo Strada quando foi abordado pela equipe. Ele estava sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e segundo ele, foi pressionado a pagar um milhão de Guaranis (aproximadamente 700 reais) para não ser preso.

O motorista acionou parentes que levaram o valor ao policial e logo foi liberado. Ele disse que a todo momento foi pressionado pelo policial e ameaçado de ter que passar o final de semana na cadeia.

Ao site Porã News, o suboficial negou o caso manifestando que o brasileiro teria sido encaminhado a comissária policial para uma verificação. O alto chefe de Ordem e Segurança Cidadã, Comissário Principal Silvio Horácio Cantero, disse em nota que solicitou um informe sobre o caso aos policiais. Segundo ele, o brasileiro foi assistido por um advogado. A vítima negou o fato.

O brasileiro afirmou que não viu nenhum advogado e deve procurar o consulado brasileiro na cidade de Pedro Juan Caballero e o Ministério Publico para denunciar o caso.