Política

Vereador perde votação ao tentar evitar “propaganda eleitoreira em ações de esporte"

Salineiro tentou uma emenda para retirar a opção de pessoas físicas, em projeto de lei, que visa doações em ações de esporte

10 MAI 2019 • POR Rayani Santa Cruz, com informações da assessoria • 13h15
Vereador André Salineiro - Divulgação/Assessoria

O projeto de lei n. 9.306/19 “Parceiros do Esporte”, foi votado na quinta-feira (9) pelos vereadores. O vereador André Salineiro apresentou emenda para retirar do texto a opção de doadores "pessoas físicas", com a explicação de que indivíduos pudessem fazer propaganda do próprio nome com objetivo eleitoreiro, mas a emenda não teve apoio da maioria dos parlamentares. O texto original aprovado, aguarda sanção do prefeito, e inclui também pessoas jurídicas.

“A única pessoa física que doa e quer seu nome publicado lá é o político para ter voto, para ser visto. É um excelente projeto, porque há muitos locais que não são utilizados para esporte por falta de recurso. O grande problema é a propaganda de pessoas físicas. Pessoa jurídica é justo, porque ela precisa divulgar para captar clientes. Já a pessoa física eu não vejo outro interesse a não ser eleitoreiro”, argumentou Salineiro, ao tentar apoio dos demais vereadores para sua emenda que poderia modificar o projeto.

Com 16 votos contra e apenas 7 a favor, a emenda do vereador não entrou no projeto de lei do Executivo. Com isso, ele alertou que políticos e pessoas que têm intenção de se candidatarem vão se aproveitar e doar pelo interesse de se promoverem. Salineiro deixou claro que é a favor do projeto que valoriza o esporte, mas não da forma como foi aprovado, com a opção de propaganda de pessoas. Por isso, depois de insistir na mudança do projeto e ser derrotado na votação de sua emenda, votou contra o projeto original, que foi aprovado pela maioria.