Política

Vereador quer liberar animais de estimação para visitas nos hospitais

A audiência, proposta pelo Dr. Cury, para discutir o projeto, será dia 25, no Plenário Oliva Enciso

10 JUN 2019 • POR Priscilla Porangaba, com informações da assessoria • 09h15
O vereador Dr. Cury explica que já foi comprovada a influência positiva que os animais têm na saúde humana - Reprodução/Assessoria

O vereador Dr.Cury promove, no próximo dia 25, uma audiência pública sobre a liberação da entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados, em Campo Grande.

A audiência será realizada às 14h, no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal.

A iniciativa do parlamentar é discutir a liberação da entrada de animais de estimação em hospitais, junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vigilância sanitária, diretores de hospitais, Sociedade de Psiquiatria de MS, profissionais da área de saúde mental, estudantes e acadêmicos, protetores de animais e ONGs.

O parlamentar explica que já foi comprovada a influência positiva que os animais têm na saúde humana. “Além de serem excelentes companhias, os animais fazem bem à saúde e são verdadeiros protetores e cuidadores. Acredito que a possibilidade de o animal de estimação visitar seu dono no momento de uma enfermidade poderá, sim, ajudar na recuperação”, afirmou.

O animal deverá estar com a vacinação em dia e higienizado, devendo o responsável comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal.

 A entrada dependerá também da autorização da comissão de infectologia do hospital, além de solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente.

A medida não abrange a entrada nos setores de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência a pacientes vítimas de queimaduras, central de material e esterilização, de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), áreas de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar e áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos.

Os hospitais serão responsáveis por criarem normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para a visitação.