Cidade

Capital pode ganhar um sistema de bicicletas públicas

A proposta foi aprovada em primeira discussão pelos vereadores

12 JUN 2019 • POR Joilson Francelino • 10h16
"É uma opção de transporte sustentável", destaca o autor da proposta, vereador Carlão - reprodução

Foi aprovado, em primeira discussão e votação, o projeto de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, que autoriza a prefeitura a criar o “Sistema de Bicicletas Públicas”, como opção de transporte público sustentável e não poluente, com respeito ao meio ambiente equilibrado.

Conforme explicou o vereador, será permitida a publicidade das bicicletas e a regulamentação ficará a cargo do órgão responsável do poder Executivo municipal de Campo Grande. “O Sistema de Bicicletas Públicas será composto por estações inteligentes e conectadas a uma central de operações via wireless, devidamente alimentadas por fonte de energia solar, a serem distribuídas em pontos estratégicos ou de conveniência para a administração pública. As pessoas interessadas em utilizar o sistema deverão ser cadastradas para permitir e viabilizar a retirada da bicicleta, utilizá-la em seu trajeto e, por fim, devolvê-la no mesmo estado e condição em que se encontrava, na mesma ou em outra estação. "O objetivo é introduzir a bicicleta como modo de transporte público saudável e não poluente no âmbito social, lazer, esporte e das atividades laborais", detalhou o parlamentar.

A proposta tem como ponto fundamental introduzir a bicicleta como efetivo meio de transporte saudável e não poluente aos cidadãos campo-grandenses, combater o sedentarismo da população e estimular hábitos saudáveis. A proposta prevê que as bicicletas serão disponibilizadas em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, sendo uma solução de meio de transporte de pequeno percurso, a fim de facilitar o deslocamento das pessoas no centro urbano, incentivando a prática de exercícios e atividades esportivas.

O projeto também foi subscrito pelos vereadores Gilmar da Cruz e Eduardo Romero. Segue para segunda votação e depois para a sanção do prefeito.