Política

Vereador destaca a importância da homeopatia com projeto de lei

Proposta foi aprovada em primeira discussão esta semana, na Câmara Municipal

13 JUN 2019 • POR Rauster Campitelli, com informações da assessoria • 12h45
Dr. Lívio garante os benefícios e eficácia do uso de medicamentos homeopáticos - assessoria/divulgação

O vereador Dr. Lívio (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, destacou novamente a importância da homeopatia no tratamento de doenças como asma, bronquite, depressão, ansiedade, entre outras. De autoria do vereador, o projeto de lei 9.151/2018 pretende instituir o Novembro Verde como o mês dedicado ao movimento de conscientização para a importância dessa opção terapêutica.

Como médico especializado também em homeopatia, Dr. Lívio garante os benefícios e eficácia do uso de medicamentos homeopáticos. A proposta foi aprovada em primeira discussão na terça-feira (11) e seguirá para a segunda discussão e votação.

O Dia da Homeopatia no Brasil é comemorado em 21 de novembro, data em que a homeopatia chegou ao país (em 1840), trazida pelo médico francês Dr. Benoit Mure. Em 2014, alguns homeopatas brasileiros se uniram e resolveram criar uma campanha para divulgar intensamente essa prática terapêutica, bem como o resultado do uso de medicamentos homeopáticos na prevenção de doenças. 

A homeopatia é reconhecida pelo Ministério da Saúde, desde 2006, como uma das 29 práticas integrativas ofertadas no SUS (Sistema Único de Saúde). Ela foi incluída após a OMS (Organização Mundial da Saúde) estimular o uso da medicina tradicional, complementar e alternativa junto às técnicas utilizadas pela medicina ocidental moderna, com a observação dos requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso. É considerada uma medicina alternativa que não apresenta efeitos colaterais adversos.