Economia

MS é líder no Centro-Oeste em projetos cadastrados para leilão de energia

Anunciado em maio deste ano, o evento está previsto para acontecer em 17 de outubro

13 JUN 2019 • POR Rauster Campitelli, com informações da assessoria • 17h16
Leilão terá empreendimentos em fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, entre outras - Semagro/divulgação

Com 15 projetos e oferta de geração de 964 MW, Mato Grosso do Sul tem o maior número de propostas cadastradas, na região Centro-Oeste, para participar do Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019. O leilão, anunciado pelo Ministério de Minas e Energia em maio deste ano, está previsto para acontecer em 17 de outubro, com empreendimentos em fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW.

A informação foi divulgada pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) na terça-feira (11). Ao todo, a EPE cadastrou 1.829 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2019, com oferta de 100 GW, a maior já registrada para os leilões de energia no país. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul lidera em número de projetos (15) e de oferta de energia (964 MW).

São 8 fotovoltaicas, com oferta de geração de 450W; 2 PCH’s (48 MW); 4 térmicas a biomassa 4 (200 MW) e 1 térmica a gás natural 1 (266 MW). Em Goiás, foram cadastrados 12 projetos, com oferta de 313 MW e em Mato Grosso, 13 projetos (375 MW).

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), “é animador o número de projetos cadastrados em Mato Grosso do Sul, bem como o volume de oferta. É fundamental, por exemplo, para a concretização de um importante investimento no setor de geração de energia em nosso estado, que é a termelétrica em Ladário e que deve gerar 266 MW para a região”.

No início deste mês, foi assinado documento em Santa Cruz de la Sierra, entre o governo do estado e a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos S/A (YPFB), garantindo o fornecimento de 1,1 milhão de metros cúbicos por dia para a Termelétrica Fronteira, em Ladário.

“Temos estimulado os projetos de fontes renováveis com os termos de referência acessíveis para a obtenção de licenciamento ambiental prévio desse tipo de empreendimento, além de linha de crédito específica no FCO, para pessoa física e pessoa jurídica. Estas são ações fundamentais para garantir a participação desses projetos nos leilões de energia”, acrescentou o titular da Semagro.