Economia

Índice de Confiança empresarial registra primeira alta desde janeiro

Medido pela FGV, índice subiu 0,6 ponto em junho deste ano e chegou a 92,6 pontos

1 JUL 2019 • POR Rauster Campitelli, com informações da Agência Brasil • 10h40
Percepção sobre a situação atual dos negócios, medida pelo Índice da Situação Atual, subiu 0,3 ponto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ICE (Índice de Confiança Empresarial), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) subiu 0,6 ponto entre maio e junho deste ano e chegou a 92,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Segundo as informações divulgadas hoje (1º) pela da FGV, essa foi a primeira alta do indicador - que mede a confiança de empresários da indústria, serviços, comércio e construção - desde janeiro deste ano.

A confiança dos empresários no futuro, medida pelo Índice de Expectativas, subiu 1,1 ponto para 99,3 pontos. Já a percepção sobre a situação atual dos negócios, medida pelo Índice da Situação Atual, subiu 0,3 ponto em junho, para 89,9 pontos.

Entre os setores pesquisados, apenas a indústria recuou (-1,5 ponto). Os demais setores tiveram alta na confiança: serviços (2,2 pontos), comércio (1,2 ponto) e construção (2,1 pontos). Em junho, a confiança avançou em 65% dos 49 segmentos que integram o ICE.

Conforme o pesquisador da FGV Aloisio Campelo Jr., a primeira alta desde janeiro deve ser interpretada como uma acomodação e não como um marco de reversão da tendência declinante dos meses anteriores. Segundo ele, “somente uma mudança no quadro atual, que combina nível de atividade fraco e incerteza elevada, levará a uma recuperação consistente da confiança”.