Geral

MS e Paraguai se unem contra crimes na fronteira

O governo de Mato Grosso do Sul reúne forças com a Secretaria Nacional Antidrogas do país vizinho

10 JUL 2019 • POR Sarah Chaves, com informações da assessoria • 09h51
O encontro aconteceu na Embaixada do Brasil, em Assunção (PY), nesta terça-feira (9) - reprodução/assessoria

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, esteve em audiência com o ministro da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, Arnaldo Giuzzio na terça-feira (9), para tratar sobre o fortalecimento das relações do Governo de Mato Grosso do Sul, com a Senad, em relação ao enfrentamento aos crimes nas fronteiras. O encontro aconteceu na Embaixada do Brasil, em Assunção (PY).

De acordo com o secretário Antonio Carlos Videira, a conversa foi positiva e algumas medidas serão adotadas. “O nosso objetivo é realizar operações integradas entre as forças de segurança, compartilhar informações e dados estatísticos que permitam aplicação de inteligência artificial. Também falamos sobre outros temas voltados principalmente para elaboração de estratégias de combate ao tráfico internacional de drogas”, pontuou o dirigente da Sejusp,

Mato Grosso do Sul possui 1.517 quilômetros de fronteira, dos quais 1.131 com o Paraguai e 386 com a Bolívia, desses 549 quilômetros são de fronteira seca, o que o torna vulnerável, fazendo com que seja a principal porta de entrada de drogas e armas no país. Somente neste primeiro semestre de 2019 foram apreendidas pelas forças estaduais de segurança cerca de 180 toneladas de entorpecentes, desse total 131 toneladas na região de faixa de fronteira.