Polícia

Ibama derruba acampamento ilegal em terras indígenas

Índios da tribo Xavante no Mato Grosso denunciaram a irregularidade

30 AGO 2019 • POR Sarah Chaves, com informações do G1 • 14h59
A pessoa responsável pela invasão foi identificada mas não teve o nome divulgado - Reprodução

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), deflagrou acampamento ilegal nas terras indígena Ubawawe, entre quarta-feira e quinta feira (29), após ouvir denúncias da tribo da etnia Xavante, no Mato Grosso.

Quase 400 índios da etnia xavante vivem nessa terra indígena, que tem 52 mil hectares de área.  A Fundação Nacional do Índio (Funai), acompanhou o caso e responsável pela invasão foi identificado, mas não foi preso.

De acordo com o Ibama, a operação fez o levantamento de informação e coleta de dados para inquéritos criminais pela Polícia Federal e por agentes do órgão ambiental.

Os fiscais encontraram uma ocupação irregular, feita por não-índios, em uma área de 50 hectares de vegetação ocupada por gado. Dois pescadores foram encontrados no acampamento e multados em R$ 2,5 mil, cada um.

A pessoa responsável pela invasão foi identificada. Ela é investigada por comércio ilegal de madeira, mas não foi localizada no município.

Equipamentos de pesca e materiais para desmatamento foram encontrados no local. Os fiscais destruíram o acampamento, embarcações, equipamentos e uma motosserra. Os animais foram retirados da terra indígena.