Brasil

BC implantará sistema de tranferência e pagamento instantâneo

Sistema permitirá fazer saques e outras ações a qualquer hora do dia e ter retorno imediato

31 AGO 2019 • POR Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil • 13h20
Não haverá a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF, apenas um smarthphone - Reprodução

O Banco Central (BC), anunciou nesta semana avanços para o pagamento instantâneo, desenvolvendo dados e a administração bancária, que serão feitos de forma rápida e com menor custo.

Segundo o BC, os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão por 24h todos os dias da semana. A decisão de desenvolver o sistema vai permitir que bancos e empresas de tecnologia do setor financeiro possam dar continuidade à definição de seus modelos de negócios para o pagamento instantâneo.

Atualmente, os pagamentos por transferência são feitos por canais bancários e os valores chegam ao destinatário no mesmo dia, desde que a transferência seja feita em dias úteis, em horário definido pelos bancos de 6h30 às 17h.

Com o sistema de pagamentos instantâneos, a expectativa do Banco Central é que haja redução desses custos para os clientes, para operações de transferência. Também haverá redução de custos para empresas que recebem as transferências. No caso de um lojista, por exemplo, a redução no número de intermediários vai significar menor custo de aceitação em relação aos demais instrumentos de pagamento.

O BC diz que o estabelecimento comercial precisará ter somente um código único de identificação para permitir que seus clientes façam a leitura desse código por meio de seus smartphones.

Não haverá a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do recebedor. Para fazer o pagamento instantâneo, serão necessários um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) da escolha do consumidor e o aplicativo.

Sistema

“A base de dados de endereçamento permitirá a realização de pagamentos de maneira intuitiva e simplificada, utilizando, de forma segura, informações de fácil conhecimento, como número de telefone ou conta de e-mail”, acrescentou o Banco Central.

“O Banco Central tem o objetivo de criar uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específicos, as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos eficiente, competitivo, seguro, inclusivo e que acomode todos os casos de usos”, disse a instituição, em nota