O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor subiu para 47,3 pontos
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o aumento foi de 47,7 pontos para 49,3 pontos
27 SET 2019 • POR Vitória Ribeiro, com informações Agência Brasil • 12h15O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 0,3 pontos em relação à junho, chegando em 47,3 pontos. Os dados vieram depois de duas quedas consecutivas e a pesquisa trimestral foi divulgada nesta sexta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os indicadores, que variam de zero a cem pontos, quando estão abaixo dos 50 pontos mostram consumidores pouco confiantes. De acordo com o levantamento, a maioria dos índices que compõem o índice evoluiu positivamente entre junho e setembro de 2019. Segundo a CNI, o destaque foi o indicador de endividamento, que caiu de 51 pontos para 49,6 pontos, mostrando estabilidade do endividamento dos consumidores, depois do aumento registrado em junho. O indicador de situação financeira também melhorou e passou de 47,7 pontos em junho para 48,9 pontos em setembro.
Além disso, o indicador de intenção de compras de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, subiu de 51,7 pontos em junho para 52,2 pontos neste mês. Isso mostra que os brasileiros estão dispostos a aumentar o consumo nos próximos seis meses.
A CNI explicou que a pesquisa antecipa tendências de consumo. Consumidores mais confiantes têm mais propensão a fazer compras. Com o aumento do consumo, as empresas são estimuladas a elevar a produção, fazer investimentos e criar empregos, o que é decisivo para o crescimento da economia.
De acordo com a pesquisa, a confiança dos consumidores só piorou na Região Sul, onde o índice caiu pela terceira vez consecutiva, recuando de 49,3 pontos em junho para 47,8 pontos neste mês. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o aumento foi de 47,7 pontos para 49,3 pontos. No Nordeste, ficou praticamente estável ao crescer 0,1 ponto, enquanto no Sudeste, aumentou 0,5 ponto.
A pesquisa, feita em parceria com o Ibope Inteligência, ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 19 e 22 deste mês.