Cidade

Portal de Transparência da prefeitura adota o VLibras Widget

O programa traduz os conteúdos digitais para a Libras o que dá mais acessibilidade às pessoas surdas

30 SET 2019 • POR Mauro Silva, com informações da assessoria • 16h59
Parceria entre a Agetec e a CGM possibilitou a criação do programa - Assessoria

Em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), a Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM) implementou ao Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Grande a ferramenta VLibras Widget. Que possibilita as informações públicas ainda mais acessíveis a todos os cidadãos.

O projeto consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

 Acessibilidade

 Segundo o coordenador-geral da transparência da prefeitura, Arley Sandim, a ideia de aderir à plataforma surgiu após a 29ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que aconteceu em novembro de 2018 na Capital. “Após a apresentação de um case de sucesso da Prefeitura de João Pessoa (PB) demonstrando a ferramenta, sentimos a necessidade de investir no projeto para tornar o Portal ainda mais transparente e acessível à população”, destaca.

Desde então, foram realizadas várias reuniões com os técnicos da Agetec e também com o professor da Universidade Federal da Paraíba, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, Tiago Marit Ugulino de Araújo. “Foram 10 meses de estudo e discussão para encontrarmos a melhor forma de oferecer conteúdo às pessoas surdas, tornando o Portal da Transparência uma página acessível e inclusiva”, finaliza o coordenador-geral.

Como acessar

Ao acessar o site do Portal da Transparência, o usuário encontra a ferramenta no canto superior direito da página.

Clicando no ícone “AcVLibras_Portal_detalheessível em Libras”, a pessoa seleciona o texto que deseja ter acesso e aguarda a tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Além de permitir que o usuário pause ou continue a tradução em qualquer instante da animação, aumentando ou reduzindo a velocidade, há também a seleção de região que possibilita a escolha de um dicionário específico de sinalizações.