Geral

Manhã chuvosa faz aeroporto amanhecer operando por instrumentos

Segundo a Infraero, o atendimento já normalizou e voltou a ser por visual

7 JAN 2020 • POR Priscilla Porangaba, com informações da assessoria • 07h31
O aeroporto segue aberto para pousos e decolagens - Reprodução/Internet

O Aeroporto Internacional de Campo Grande amanheceu operando por instrumentos, que é quando é necessário conversar com receptores e emissores de informações, por causa da chuva, mas já voltou a atender por visual nesta terça-feira (7). Um voo da Latan para Brasília estaria atrasado ou cancelado, ainda não foi confirmado.

Conforme informado pela assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até a publicação desta matéria, o voo ainda não teria passado pelo aeroporto da capital, mas não é possível afirmar se é um atraso ou um cancelamento.

O aeroporto segue aberto para pousos e decolagens. 

O que é IRF e VFR?

O atendimento por Visual Flight Rules (VFR) , também conhecido como “voo visual” ocorre quando o piloto tem completa visualização do que está acontecendo do lado de fora do avião e se orienta por referências visuais externas, após traçar toda a rota em um mapa.

Já por Instrument Flight Rules (IFR)é quando o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave, que vão muito além de uma bússola ou altímetro.

Esses voos por instrumentos conversam com outros receptores/emissores localizados no solo ou em satélites e orientam as aeronaves no ar, como no caso de voo em piloto automático ou da orientação espacial, via VHF, de auxílios de navegação aérea.