Cidade

Turine entrega projeto para revitalização do Morenão

O estádio poderá ser liberado para o Campeonato Estadual de 2020

6 NOV 2019 • POR Joilson Francelino e Mauro Silva • 16h14
O secretário especial de Governo, Carlos Alberto de Assis e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine - Mauro Silva

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, entregou nesta quarta-feira (6), ao secretário especial de Governo, Carlos Alberto de Assis, o projeto de revitalização do Estádio Pedro Pedrossiam, o Morenão.

Turine disse que o projeto é resultado de um estudo de técnicos, entre engenheiros e arquitetos, que estudaram toda a estrutura do estádio por aproximadamente 60 dias. “Não é simples, o Morenão tem uma planta original e, na execução em 1970, houve mudanças na estrutura, então eles tiveram que medir todos os espaços físicos do para que conseguíssemos ter um projeto de dimensões reais e agora partir para a questão orçamentária e de alguma forma licitar.

Para o secretário Carlos Alberto de Assis, a revitalização é um sonho da população. “Aqui é a referência de futebol e hoje estamos cumprindo uma das etapas que é o projeto e, a partir dela, liberar o Morenão já para o campeonato de 2020”, garantiu.

Quando o projeto estiver pronto em sua totalidade, o estádio estará apto, também, para receber grandes eventos como shows e para que as escolas de samba que não tenham sede possam usar para “produzir o Carnaval”. Carlos Alberto também informou que o Estado pretende levar alguns órgãos governamentais para que o local tenha vida durante toda a semana. “O Morenão passa a ser o grande centro de eventos que a nossa capital necessita”, destacou o secretário.

O projeto prevê a melhorias na acessibilidade,  nos dispositivos de combate a incêndio, reformulação da parte hidráulica, reformas dos banheiros, proteção, isolamento do fosso e acessibilidade do acesso ao estádio. Agora, o projeto segue para a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para dimensionar valores da obra que poderá custar aproximadamente R$ 4,5 milhões.