Geral

Site divulga imagem falsa de protestos contra o STF

Foto utilizada para aumentar a quantidade de manifestantes foi tirada em 2015

23 NOV 2019 • POR Sarah Chaves, com informações do Estadão • 09h51
Imagem do protesto de 2015 contra a ex-presidente Dilma - Reprodução

As fotos usadas em publicações de redes sociais sobre o protesto de sexta-feira (22), contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, são falsas, e foram tiradas em 2015, durante protestos contra o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

As imagens são de um artigo com mais de 42 mil compartilhamentos no Facebook, usadas para inflar o número de presentes nas manifestações.

A fotografia é da agência de notícias Reuters, e foi publicada no portal G1 no dia 15 de março de 2015. Na época, a Polícia Militar estimou o público do protesto em 1 milhão. Não há estimativa a respeito de quantas pessoas estiveram na Paulista ontem, mas os manifestantes se concentraram no quarteirão entre o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiesp).

Este conteúdo foi checado por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook. Aos Fatos e Agência Lupa também verificaram essa publicação. Para encontrar a foto original, basta usar uma ferramenta de busca reversa de imagem.