Internacional

Avião das forças armadas desaparece com 38 pessoas a bordo

Aeronave ia cidade de Punta Arenas para a Antártica

10 DEZ 2019 • POR Priscilla Porangaba • 09h51
O avião, que decolou da base aérea de Chabunco, em Punta Arenas e tinha como missão prestar apoio logístico à base na Antártica - Reprodução/Internet

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contato via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que decolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártica nesta manhã de terça-feira (10).

O comunicado diz "um avião C130 Hércules decolou da cidade de Punta Arenas para a base da Antártica Eduardo Frei Montalva". O contato via rádio foi interrompido.

A aeronave levava 38 pessoas, sendo 17 tripulantes e 21 passageiros, incluindo 15 oficiais da FACH, três do Exército, dois funcionários da empresa privada de construção Inproser e um funcionário da Universidade de Magallanes.

O avião, que decolou da base aérea de Chabunco, em Punta Arenas, a mais de três mil quilômetros ao sul de Santiago do Chile, tinha como missão prestar apoio logístico à base na Antártica.

A Marinha chilena lançou uma operação de busca e resgate, tendo despachado aviões e navios para a região. 

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, e os ministros do Interior e da Defesa, Gonzalo Blumel e Alberto Espina, foram para o posto de comando da base aérea de Cerrillos, na capital chilena, para monitorar os trabalhos.

"Consternados com o desaparecimento do avião Hércules da Força Aérea chilena, que viajava com 38 passageiros rumo à Antártida a partir de Punta Arenas (...) vamos monitorizar as operações de busca e o envio de equipas de resgate", escreveu Piñera na conta oficial da rede social Twitter.