Tecnologia

Realidade virtual é o próximo passo do Android, diz executivo

26 FEV 2013 • POR Perfil de Matias Duarte no Google +/Reprodução • 11h16
Matias Duarte, Diretor de Experiência do Usuário no Android.

A realidade virtual é o futuro da mobilidade, na opinião de Matias Duarte, chileno que dirige a unidade de Experiência do Usuário da plataforma Android do Google. Em entrevista à CNN durante o Mobile World Congress (MWC) 2013, em Barcelona, duarte declarou que os gestos e a tangibilidade são os próximos passos da mobilidade.

"Os computadores têm que fazer o que as pessoas querem, e não o contrário. Eu quero que tudo que você pode tocar seja sensível ao toque no mundo real. Isso não significa que os objetos virtuais têm que ser cópias de objetos do mundo real, mas eles têm que ser tangíveis e físicos", declarou.

Segundo Duarte, atualmente apenas os dedos podem ser recconhecidos pelas telas dos smartphones, no futuro, porém, prevê ele, os gestos de todo o corpo e da face poderão ser utilizados para interagir.

O executivo não comentou, no entanto, o projeto Google Glass, um wearable gadget (gadget de vestir) que promete trazer a realidade aumentada para situações do dia a dia. O Google anunciou há um ano que estava trabalhando nesta nova tecnologia, que mistura o mundo real ao mundo virtual.

Os óculos estão equipados com câmera integrada, microfone e podem ser conectar à internet por comando de voz por meio de wifi ou Bluetooth. Pequenas telas incrustradas nas lentes permitem ler textos ou e-mails.

Sergey Brin, co-fundador do Google que usa regularmente o protótipo dos óculos, detalhou em junho passado o plano de lançamento deste dispositivo para desenvolvedores reunidos na conferência anual de San Francisco, Califórnia.

Paraquedistas fizeram a demonstração do novo produto filmando e divulgando ao vivo, com seus óculos, o voo e a aterrissagem no teto do Centro de Convenções de San Francisco.

"É o tipo de ideia louca que acaba virando realidade", disse Brin na ocasião. "O fato de poder se lançar ao vazio podendo compartilhar a experiência (usando os óculos) torna muito estranho o uso de um smartphone ou de um computador portátil".

As pessoas interessadas têm até amanhã, 27 de fevereiro, para enviar uma carta de motivação de 50 palavras no Twitter ou no Google+ com a palavra chave #ifihadglass. Os candidatos aceitos deverão pagar US$ 1.500 e retirar os óculos em Nova York, Los Angeles ou San Francisco.

Mobile World Congress
O Mobile World Congress (MWC) se realiza de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona. A feira, cuja primeira edição se realizou em 1987, é considerada a maior feira de dispositivos móveis, com foco em telefones celulares, do mundo. Neste ano são esperadas mais de 70 mil pessoas, num evento que deverá ter 3,5 mil delegados, mais de 1,7 mil expositores e 90 mil metros quadrados. Em 2012, foram 1,5 mil expositores em 70,5 mil m².

Entre os destaques de 2013 estão executivos de empresas como Telefónica, Nokia, Mozilla, Vodafone, Nielsen, IBM e Dropbox. Tecnologias como o NFC, celulares com HTML5, cloud, telefonia IP e lançamentos na área - em especial o Samsung Galaxy Note 8.0 e o Optimus L Serie II, da LG, são esperados no evento.

Via Terra