Manchas de óleo voltam a aparecer no nordeste
Partículas não apareciam na região desde outubro
31 DEZ 2019 • POR Jônathas Padilha, com informações da Agência Brasil • 11h12O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha para ficar responsáveis pelo acompanhamento do vazamento de óleo no litoral brasileiro, informou que manchas de óleo voltaram a aparecer entre a noite de domingo (29) e a manhã dessa segunda-feira (30) em praias do Ceará, região nordeste do país.
Segundo o GAA, foram encontrados resíduos na praia de Caetanos de Cima, município de Amontada, e na praia de Apiques, em Itapipoca, ambas no litoral oeste do estado.
Desde o mês de outubro não eram registradas ocorrências de manchas no Ceará. De acordo com o grupo da Marinha, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), amostras do material estão sendo enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) para identificar se é o mesmo óleo ou algum novo vazamento.
Em nota, o grupo informou do recolhimento para estudo. "Participam do recolhimento dos vestígios de óleo militares da Marinha do Brasil, membros do Ibama, da Defesa Civil e voluntários, sob coordenação do GAA. Mais militares estão sendo mobilizados para limpeza das áreas não habitadas das praias", comunicou.
Em recente levantamento do Ibama, foi evidenciado que o óleo atingiu 980 pontos, em todos os nove estados do Nordeste, além de atingir praias nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.