Política

Veja a previsão de líderes de partidos na Câmara dos Deputados em 2020

Parlamentares estão de recesso e voltam a trabalhar no dia 2 de fevereiro

11 JAN 2020 • POR Priscilla Porangaba, com informações do R7 • 14h51
Câmara dos Deputados - Reprodução/Internet

Os parlamentares da Câmara dos Deputados estão de recesso e, segundo a Constituição Federal, voltam a trabalhar a partir de 2 de fevereiro. No entanto, os partidos já se movimentam nos bastidores para escolher seus líderes para o ano de 2020.

Segundo informações do R7, o PT escolheu o deputado Enio Verri, do Paraná, para ser o líder do partido neste ano. Em sua conta no Twitter, o parlamentar escreveu que o seu nome foi escolhido por todos e isso "revela a unidade" da sigla

Carlos Sampaio, de São Paulo, será o líder do PSDB na Câmara dos Deputados em 2020. O Democratas, por sua vez, escolheu Efraim Filho, da Paraíba, como a liderança da sigla. Jhonatan de Jesus é o nome escolhido para representar o Republicanos.

O PSL, por sua vez, enfrenta racha no partido e obscuridade na direção executiva. Eduardo Bolsonaro terminou no final de 2019 como líder da sigla, mas o nome será alterado, caso a Justiça derrube liminar, para Joice Hasselmann, segundo fontes do R7.

Marcel Van Hattem é o nome escolhido para ser o líder do Novo, Joenia Wapichana deve continuar como a líder da Rede Sustentabilidade, José Nelto, deputado federal pelo Goiás, foi o líder do Podemos em 2019. A sigla, no entanto, não respondeu se irá manter o parlamentar ou se será outro.

André Figueiredo, deputado federal pelo Ceará, era líder do PDT - o partido, todavia, ainda estuda nomes. O PCdoB estuda o nome para o cargo de líder. No ano passado, Daniel Almeida era o representante do partido na Casa. Ivan Valente foi o líder do PSOL na Câmara dos Deputados em 2019. O partido afirmou que irá definir essa situação na primeira semana de fevereiro.

O caso se repete com o PP, que teve Arthur Lira como líder do partido na Casa durante o ano passado. Baleia Rossi foi líder do MDB em 2019. O partido, porém, ainda não definiu se ele irá continuar no posto.