Justiça

Força Nacional será enviada para amenizar conflitos em Dourados

Medida do Ministério Público visa diminuir os conflitos de terras entre fazendeiros e indígenas

16 JAN 2020 • POR Sarah Chaves, com informações do G1 • 13h36
Policias da Força Tática em assentamento - Cido Costa

Após solicitação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Ministério Público enviou a Força Nacional para Dourados e Caarapó, na tentativa de conter os intensos conflitos entre indígenas e produtores rurais

De acordo com informações da justiça, os homens da Força Nacional deverão permanecer por cerca de seis meses na região. Recentemente policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Força Tática e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) sofreram ataque dos indígenas após irem ao local.

A Força Nacional deve ficar na região por seis meses, segundo informações da Justiça, onde cerca de 50 índios fizeram um bloqueio na estrada, armados com facões e armas de fogo. Eles teriam atirado contra a Polícia, que foi ao local tentar desbloquear a pista após um tiroteio que feriu vários indígenas e um segurança de fazenda.

Nos últimos anos, a área tem sido marcada por diversas brigas, o motivo é a disputa por terras. Grupos de índios vivem acampados na região, a qual eles denominam 'retomada’.

O último confronto registrado na área é alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o órgão, testemunhas já foram ouvidas e vídeos que mostram o conflito vão passar por perícia.

A defensora pública da União, Daniele de Souza Osório, disse que até fevereiro outras medias devem ser tomadas sobre o assunto, inclusive, com uma visita do Conselho Nacional de Direitos Humanos em Dourados'.